Os bancários lançaram em Sergipe a Campanha Nacional 2011 durante a festa em comemoração ao Dia do Bancário, realizada no sábado, 27 de agosto, no Clube do Banese, em Aracaju.
Uma extensa programação foi organizada para proporcionar um dia inteiro de lazer à categoria. Houve shows musicais com a dupla Patty & Samuca e a banda Pura Simpatia, peça teatral ‘Água mole em pedra dura tanto bate até que fura’ (encenada pelos atores Tânia Maria e Guiu Costa, do projeto ‘Kaza da Imaginação’, direção de Raimundo Venâncio). Ainda houve o futsal masculino e feminino, além da tradicional caminhada, que já está no 5º ano, saindo do Mirante da 13 de Julho até a ponte do Rio Poxim. A data comemorada nacionalmente no dia 28 foi antecipada para o sábado 27.
O governador do Estado, Marcelo Déda, foi representado pelo subsecretário de Relações Sindicais, Chico Buchinho, que leu um telegrama justificando a ausência de Déda no evento. O governador comprometeu-se a receber os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe, para tratar de assuntos importantes ligados ao Banco do Estado de Sergipe (Banese) no mês de julho e posteriormente para agosto. O Sindicato espera o contato do governador.
O presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, também participou das comemorações do Dia do Bancário. Nascimento falou da definição do valor das moedas (PLR), que este ano apresentou o maior valor já pago pelo banco.
A diretoria do Sindicato aproveitou a presença do presidente da instituição para entregar a Minuta Específica dos Baneseanos, cobrar a realização do concurso público, que já venceu o prazo prometido para soltar o edital, e o fim dos correspondentes bancários.
O presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -, Edival Góes, também prestigiou o evento e parabenizou os bancários pela passagem do seu dia. “Agora é preciso buscar a unidade dos trabalhadores, especialmente dos bancários, para conquistar mais direitos para proporcionar melhores condições de vida à família!”, disse.
A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Ivânia Pereira, uma baneseana engajada na luta dos bancários, também marcou presença e reforçou o time de futsal feminino. “Parabenizamos a todos os bancários e bancárias que estão aqui se preparando para a luta, com o objetivo de conquistar melhores condições de vida, de trabalho e de salário”, disse.
“Há 60 anos começava a luta dos bancários em defesa de mais direitos e conquistas. Hoje, estamos prosseguindo o trabalho começado por eles para conseguir mais direitos e deixar para a geração que está chegando. Está aberta a Campanha Salarial 2011 2012. Vamos à luta! Viva o Dia do Bancário”, disse José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários.
Negociações
Começou esta semana, dias 30 e 31, em São Paulo, a primeira rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que vai tratar de Emprego e Reivindicações Sociais; a segunda, que também já foi agendada e acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, vai discutir Saúde e Condições de trabalho; e a terceira, no dia 13 de setembro, vai tratar de Remuneração.