Em 15 dias de greve, completados na quarta-feira, 13, os bancários conquistaram avanços nas negociações e decidiram encerrar a paralisação. As propostas apresentadas pela Fenaban, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil foram aprovadas na assembleia que aconteceu à noite, no Centro Sindical, em Vitória.
Os bancos voltaram a funcionar normalmente nesta quinta-feira, com exceção das agências do Unibanco que estão em reformas. “Vamos manter a paralisação no Unibanco porque não há condições de trabalho e atendimento ao público em algumas agências. Faltam portas de segurança e sobram entulhos e poeira nos locais de trabalho. Isso demonstra a falta de respeito aos bancários e clientes. Essa é uma paralisação por melhores condições de trabalho, não tem a ver com a Campanha Salarial”, afirma o secretário geral do Sindicato, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).
As reformas nas agências do Unibanco estão acontecendo em todo o país devido à fusão do banco com o Itaú. Trata-se da adequação ao desenho padrão das agências do Itaú.
No Espírito Santo, ainda restam sete agências do Unibanco, sendo cinco na Grande Vitória, uma em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Colatina. As demais já estão com a bandeira do Itaú.