Na próxima quarta-feira, dia 4 de agosto, termina o prazo concedido pela Contraf-CUT aos sindicatos para a realização de assembleias dos bancários em todo país para aprovar/ratificar a minuta unificada de reivindicações, que foi definida pelos 628 delegados da 12ª Conferência Nacional, realizada nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Rio de Janeiro. As entidades devem convocar todos os bancários (funcionários de bancos públicos e privados), sócios e não sócios.
Após muitos debates na 12ª Confereência, os bancários aprovaram reajuste salarial de 11% (inflação do período mais aumento real de 5%), PLR de três salários mais R$ 4 mil, piso salarial do Dieese (R$ 2.157,88), garantia de emprego, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, igualdade na contratação e na remuneração, adicional de risco de vida de 30% para quem trabalha em agências, postos e tesouraria, e previdência complementar para todos, dentre outros pontos.
A minuta já está em fase final de redação e deverá ser disponibilizada para as entidades nos próximos dias. A entrega da pauta para a Fenaban ocorrerá na primeira quinzena de agosto, em data a ser confirmada.
Os sindicatos, que porventura já tenham deliberado sobre autorização da diretoria para negociar e firmar convenção coletiva em assembléia que elegeu os delegados para 12ª Conferência Nacional, estão dispensados de nova convocação, desde que não pretendam deliberar sobre desconto assistencial neste momento, ficando obrigados a pautar o tema em edital específico de fechamento da campanha salarial.