Bancários retardam abertura do BB em Caxangá (PE)

Nesta terça, 8, é a vez do Banco do Brasil da Caxangá ter a abertura retardada. Os funcionários foram consultados e demonstraram disposição em participar do movimento que se estende desde a semana passada, quando a agência Centro, Dantas Barreto e Guararapes atrasaram a abertura. Os funcionários querem mudanças no ambiente de trabalho.

O movimento deve prosseguir na quarta e quinta-feira desta semana. Ña semana passada, o movimento coincidiu com a data de pagamento do INSS. As agências estavam super lotadas. Mesmo assim, a maioria dos clientes deram apoio ao protesto. Desta vez, embora não haja pagamento de INSS, a perspectiva é de que a unidade também esteja cheia, pelas próprias características da agência Caxangá.

Em xeque, o ambiente de trabalho nas agências. Desde maio do ano passado, o banco deu início a um programa de reestruturação que afastou 7 mil trabalhadores, por meio de aposentadoria antecipada. Esta redução da mão-de-obra ainda não foi reposta. O pacote inclui, ainda, aumento das terceirizações, fechamento e centralização de unidades e serviços.

Para os bancários, isso se converte em aumento na demanda de trabalho, pressão, extrapolação de jornada sem pagamento das horas extras, assédio moral, cobrança de metas abusivas. Uma das medidas foi a chamada lateralidade, segundo a qual um funcionário pode substituir qualquer colega sem receber nada pelo acúmulo de funções.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram