Acompanhando o contexto nacional, os bancários de Juiz de Fora atrasaram por uma hora o atendimento nas principais agências da cidade. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e HSBC e Itaú Unibanco foram os locais do protesto dos bancários.
Segundo Marcos Louzada, presidente do o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf JF), a manifestação segue orientações do Comando Nacional dos bancários, que negocia com a federação dos bancos (Fenaban). “Em quatro rodadas de negociações, os bancos sequer apresentaram uma resposta às reivindicações entregues pelos trabalhadores. Assim, o Comando decidiu por dar um aviso à Fenaban através das paralisações, para mostrar que os bancários estão mobilizados e atentos às negociações”, explica.
Marcos também comentou que o prazo de entrega da contraproposta dos bancos não foi respeitado. “A contraproposta da Fenaban estava marcada para ser entregue no dia 9 de setembro, mas os bancos marcaram nova data para apresentação no dia 17. É a mostra do descaso para com os trabalhadores”, ressalta. A proposta dos bancários foi entregue em Agosto.
O Sintraf JF continuará acompanhando a agenda do Comando Nacional. “Caso não haja avanço nas negociações, os bancários vão parar”, finaliza Marcos.