Hoje, 28/05, em todo o Brasil, a CUT e as demais centrais sindicais se uniram em manifestações pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Em Umuarama, o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, em conjunto com os demais sindicatos da CUT da cidade (Vigilantes, Saúde, Servidores Municipais e APP), realizou panfletagem durante toda a manhã, em frente à agência do HSBC.
Foram distribuídos mais de 1.000 panfletos, além de coletadas assinaturas no abaixo-assinado que apóia a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece a redução da jornada.
Na próxima semana, no dia 03/06, as centrais sindicais entregarão ao Presidente da Câmara, Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), as quase duas milhões de assinaturas colhidas em todo o Brasil, em apoio à medida.
Segundo o Dieese, caso a medida seja adotada, serão gerados de imediato mais de 2,2 milhões de empregos. Além desse, a CUT ressalta também outros benefícios que o país terá com a redução da jornada, como a expansão do mercado de consumo interno, a redução do número de acidentes e doenças e do trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, que terão mais tempo para o lazer e para a família.