O Sindicato dos Bancários de Londrina (Seeb Londrina) realizou protesto na agência do Santander nesta terça 31 em Dia Naciona de Luta. Os bancários lembraram que Fábio Barbosa é presidente deste banco e também da Fenaban. Também destacaram que os gestores do Santander não podem cobrar metas dos funcionários que trabalham no caixa.
No protesto contra o assédio moral e as metas abusivas, o Sindicato distribuiu aos bancários e à população a carta aberta disponibilizada pela Contraf-CUT, além do informativo semanal da Entidade.
Também foi lançada a cartilha de saúde bancária, confeccionada pela Fetec-CUT/PR, que trata de LER/Dort, adoecimento mental, assédio moral e sexual, além das medidas de prevenção.
Além do Santander, foram visitadas todas as agências da região Higienópolis, no centro de Londrina.
“Às vésperas da negociação sobre Saúde, foi importante dialogar com a categoria sobre as cobranças abusivas de metas e o assédio moral, temas que interessam aos bancários e bancárias e que serão fator de mobilização na nossa Campanha Unificada”, avalia Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato.
Segurança – Outro tema de destaque na Campanha Nacional Unificada 2010, a segurança bancária também requer atenção. A Caixa Econômica Federal, em Londrina, anunciou que irá retirar as portas de segurança da entrada do auto-atendimento, recuando-as para a entrada da agência.
“Retirar as portas de segurança da entrada do auto-atendimento é um retrocesso nas condições de segurança”, condena Wanderley Crivellari.
“O Sindicato não concorda com esta postura e irá adotar todos os procedimentos possíveis para que as condições de segurança na Caixa não sejam alteradas para pior”, finaliza Wanderley.
A entidade também havia encaminhado documento ao Citibank, apontando algumas situações irregulares no que tange à Segurança Bancária. O banco informou que irá realizar uma reforma na agência visando corrigir as referidas irregularidades.