Sindicato de BH lança nesta terça 17ª Campanha Carnaval sem AIDS/DST

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte inicia nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a 17ª Campanha Carnaval Sem AIDS/DST. O ato de lançamento acontecerá a partir das 11 horas na Praça Sete (em frente ao banco Itaú), com apresentação de esquetes teatrais, distribuição de kites preventivos à população e atendimento de profissionais capacitados em três tendas temáticas sobre sexo seguro, medida de índice de massa corporal e pressão arterial.

Um mural de recados estará aberto à população para ampliar a discussão sobre o tema. A atividade é uma realização do Sindicato em conjunto com o SESC-MG. É importante que todos compareçam ao evento vestidos de branco.

A Campanha Carnaval Sem AIDS/DST, em seu processo histórico de construção, tornou-se referência no Carnaval de Belo Horizonte, São João Del Rei e Alfenas, integrando hoje o calendário oficial carnavalesco destas cidades. Desde de 2009, em parceria com a PUC MINAS, a campanha também conta com a Oficina de Capacitação de Jovens Educadores em Saúde DST/AIDS, que tem por objetivo geral fortalecer e ampliar as ações da escola no sentido de promover a saúde dos adolescentes, através da formação de um pequeno grupo de protagonistas em cada escola.

Além do tradicional desfile do Bloco do Pirulito marcado para o dia 10 fevereiro de 2010, ao longo do ano que vem serão ministradas palestras e oficinas sócioeducativas e culturais nas agências bancárias e escolas parceiras do projeto.

No ano em que completa 17 anos de existência em Belo Horizonte, 12 em São João Del Rei e cinco em Alfenas, a Campanha Carnaval Sem AIDS/DST vem unindo cultura, irreverência, alegria e informação, conjugando a leveza e a descontração com a seriedade necessária exigida na luta pela defesa da vida na prevenção da AIDS/DST.

Para o diretor cultural do Sindicato Jerry Adriane, os bancários vem cumprindo de modo exemplar o seu papel no enfrentamento da epidemia. “Segundo dados publicados em novembro deste ano pela UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids em parceria com a Organização Mundial da Saúde, as infecções pelo HIV caíram em 17% nos últimos oito anos em todo o mundo.

Tais números se devem à decisiva participação dos governos e do engajamento da sociedade civil no combate da doença. A Campanha Carnaval Sem AIDS/DST do Sindicato tem contribuído com esses resultados. Contamos mais uma vez com a participação dos bancários no ato de amanhã”, ressalta.

Confira a programação do dia 1º de dezembro:

– Mural de recados
– Apresentação de esquetes teatrais
– Distribuição de kites preventivos à população
– Tendas temáticas: sexo seguro, medição de Índice de Massa Corporal (IMC) e pressão arterial

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram