Pressão arrancou acordo com Sindicato que garante refrigeração nas unidades
Após paralisação durante toda a manhã desta terça-feira (10), na agência Praça do Carmo, o Banco do Brasil fechou em negociação um acordo com a direção do Sindicato dos Bancários do Ceará para solucionar o problema de refrigeração daquela unidade, com a instalação de mais 24 novos ar condicionados.
A pressão garantiu a assinatura da ordem de serviço para a instalação de ar condicionados novos na PSO, Ajure, Gecor, CSO Valores, CSO Compe, agências Praça do Carmo e Comercial Centro, APABB, Sala de Aposentados, autoatendimento e Auditoria.
A paralisação só terminou quando foi feito um acordo entre o Sindicato com os administradores dessas unidades, a superintendência estadual do BB e a Genop, que conseguiu autorização da Dinop, em Brasília, para iniciar os trabalhos.
Pelo acordo, o período de instalação dos novos ar condicionados será até o final do carnaval. O banco se comprometeu em concluir a instalação com total refrigeração.
O BB também já fez licitação para substituição do sistema central de ar condicionado do prédio, com previsão de instalação em julho.
Outro problema levantado pelo Sindicato diz respeito aos elevadores do prédio, dos quais dois estão parados. O BB já atendeu o Sindicato e anunciou que as peças já estão vindo para Fortaleza. Pelo acordo, os quatro elevadores também estarão funcionando até o final do carnaval.
Sindicato está vigilante
Durante a paralisação, engenheiros estiveram no prédio para definir os locais de instalações dos novos ar condicionados no prédio, acompanhados dos diretores do Sindicato.
O presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, comemorou a conquista da luta da categoria, e disse que “vamos ficar vigilantes, mas finalmente o principal problema denunciado pelos bancários da Praça do Carmo vai ser solucionado. As más condições de trabalho e atendimento são recorrentes no edifício e por diversas vezes foram denunciados à gestão do BB”.
O prédio tem ao todo 15 andares, mas apenas cinco deles são ocupados pelo BB. Os demais estão abandonados e em situação bem precária. Na unidade trabalham mais de 100 funcionários distribuídos em unidades como agência Praça do Carmo, agência Comercial Centro, auditoria, Ajure, PSO, Sala de Aposentados e outros. O prédio comporta a maior agência do BB no Ceará.