Quem percorreu as ruas do centro de Porto Alegre na manhã desta terça, dia 14, se deparou com a faixa, Bancários em Campanha Salarial, esticada nas portas das instituições privadas. Dentro, os funcionários atrasaram o início do expediente e só começaram a realizar o atendimento ao público após o meio-dia.
A mobilização – que integrou o Dia Nacional de Luta – paralisou por três horas 19 agências do Itaú Unibanco, Santander, Bradesco, HSBC, Real e Mercantil.
Além de Porto Alegre, bancários cobraram em todo o país o avanço nas negociações da Campanha Nacional 2010, cuja quarta rodada, com tema Remuneração, acontece nesta quarta e quinta-feiras, 15 e 16, em São Paulo.
Nas rodadas anteriores, a Fenaban rejeitou praticamente todas as reivindicações dos bancários. No sábado, dia 11, um dos representantes do banco assinalou que o reajuste de 11%, pretendido pela categoria, é inviável por causa da inflação, que foi de 4%. Entretanto, não citou o lucro das instituições financeiras, que aumentou 72% somente no primeiro semestre.
Assembleia unificada
Independente do resultado, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) promove assembleia unificada na terça, dia 21, às 19h, no Clube do Comercio, para avaliar os rumos da Campanha.