Os bancários do Brasil inteiro vão cruzar os braços a partir desta quarta-feira, dia 29, para entrar em mais uma greve por tempo indeterminado. Em Pernambuco, a paralisação foi aprovada por mais de 800 pessoas, em assembleia realizada nesta terça pelo Sindicato.
Depois de mais de um mês de negociações, os bancos disseram na semana passada que não vão atender a nenhuma reivindicação dos bancários. Para este ano, as instituições financeiras se comprometeram apenas a repor a inflação do período , com um reajuste salarial de 4,29%.
“Diante dessa provocação, vamos dar a nossa resposta aos banco em forma de greve”, explica a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello. Para ela, os bancos desrespeitaram os bancários na mesa de negociações. “Pela primeira vez, as instituições financeiras não apresentaram sequer uma contraproposta para nossas reivindicações. O Sindicato apostou até agora na negociação, mas diante da intransigência dos bancos, não restou alternativa para os bancários senão a greve”, diz.
Jaqueline ressalta que a grande participação dos bancários na assembleia desta terça-feira mostra que a categoria está disposta para a greve. “Depois de um dia cansativo de trabalho, mais de 800 bancários vieram para o Sindicato e aprovaram massivamente a nossa greve por tempo indeterminado. A assembleia foi um recado para os bancos de que estamos prontos para a luta. Agora, vamos construir um grande movimento, parando as instituições financeiras no Brasil inteiro. Em Pernambuco, já demos mostras da nossa disposição de luta, com várias paralisações que ocorreram durante as negociações. Agora, vamos parar tudo e pressionar os bancos para que nossas reivindicações sejam atendidas”, afirma Jaqueline.
> Veja as orientações do Sindicato para a greve
Avaliação – Nesta quarta-feira 29, o Sindicato realiza mais uma assembleia com os bancários para avaliar o primeiro dia de greve e definir os próximos passos da luta. O encontro será ás 18h30 na sede do Sindicato (Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista).