Equipamentos deverão estar funcionando até metade de abril
O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, sancionou a Lei Municipal 4.212/2013 que torna obrigatória a instalação de câmeras de segurança na área externa de agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e correspondentes bancários. O prazo para que as adequações sejam feitas termina na metade de abril deste ano.
De autoria do vereador Roberto Cauneto Picoreli, o Pó Royal, o texto determina que é necessário abranger todo o entorno do estabelecimento, independentemente de quantas câmeras tenham de ser instaladas.
O monitoramento deverá ser feito por meio de gravação e as imagens deverão ser colocadas à disposição do Poder Público, especialmente autoridades policiais, sempre que solicitadas. O tempo mínimo para armazenar os arquivos será de 20 dias.
Para o gerente do Banco do Brasil de Paranavaí, Dorliney Kuligowski, todo mecanismo que ajude na redução da criminalidade e coíba a ação dos bandidos é válido. “Nesse caso, ajuda a instituição e toda a sociedade”. Ele afirmou que já há câmeras na área interna da agência bancária, medida adotada para aumentar o nível de segurança dos clientes.
A empresária Águida Araújo Sandri Machado, proprietária de uma casa lotérica da cidade, avaliou a lei como positiva. “Quanto mais segurança, melhor”, disse. Na opinião dela, mais do que os estabelecimentos citados na Lei Municipal 4.212/2013, “todos os empresários deveriam colocar câmeras”.
Alvos de criminosos em várias ocasiões, a lotérica de Águida já conta com equipamentos de monitoramento e vidros blindados. As medidas foram tomadas depois de acontecerem assaltos e furtos.
MONITORAMENTO
As câmeras, que deverão ser instaladas em agências bancárias, casas lotéricas, agências dos Correios e correspondentes bancários, serão instrumentos complementares ao sistema de monitoramento que já opera em Paranavaí.
Das 23 câmeras que fazem o registro de imagens em diferentes pontos da cidade, 22 estão funcionando. A outra foi danificada durante um acidente envolvendo um caminhão, mas, de acordo com o gerente administrativo da Diretoria de Trânsito (Ditran), Gabriel dos Santos Luiz, a reposição está sendo providenciada.
Ele disse, ainda, que a Prefeitura de Paranavaí está elaborando um projeto para a compra de mais câmeras. “O processo pode demorar porque é bem detalhado. Queremos errar o mínimo possível”. Os locais onde os novos equipamentos serão instalados também não foram definidos.