Os trabalhadores do HSBC iniciaram nesta segunda-feira, dia 26, uma série de atividades com objetivo de combater o assédio moral nas agências de São Paulo. O primeiro ato aconteceu na agência da Rua Boa Vista, na região central.
O local é foco de denúncias de funcionários que relatam que gestores estão fazendo pressão na hora de cobrar metas. “Chegou ao nosso conhecimento que um gestor de uma outra regional foi questionado sobre a impossibilidade de um funcionário realizar vendas, pois não tinha contato direto com o cliente. O gestor não quis nem saber do argumento do bancário e falou para ele se virar pois há pessoas dispostas a ficar com a vaga”, diz a funcionária do HSBC e diretora do Sindicato, Liliane Maria Santos.
Numa outra denúncia, outro gestor disse que se a meta não for batida ele troca a agência inteira começando pelo gerente até o monitor.
“Diante disso estamos promovendo ações para combater essa postura de alguns gestores” completa a dirigente sindical.
Constrangimento
A criação do “empregado destaque do mês”, sistema por meio do qual os funcionários fazem uma votação para eleger o colega, está causando constrangimento. Os bancários são obrigados a revelar o voto e os motivos da sua escolha.
O funcionário que não recebe voto tem a avaliação de performance anual prejudicada e fica pressionado, agravando ainda mais a situação de assédio moral.