O Banrisul divulgou na tarde desta sexta-feira, dia 24, a resolução nº 44/61 comunicando a abertura de processo interno de promoções. A medida, integrante da pauta de reivindicações dos banrisulenses e motivo de várias manifestações do movimento sindical, acabou saindo após o Dia de Luta dos Bancários, na quinta, dia 23, que contou com a lavagem das calçadas e da escadaria do prédio da Direção Geral (DG) do Banrisul.
“A conquista dessa resolução foi fruto do movimento de reivindicação que fizemos. Agora vamos continuar mobilizados para conquistarmos abertura da mesa de negociação específica com a direção do banco e termos avanços nas demandas da Campanha Nacional”, afirma a diretora do SindBancários, Elisa Farias.
Para o diretor da Fetrafi-RS, Amaro Silva de Souza, embora com atraso, a diretoria do banco resolve, finalmente, soltar a resolução das promoções.
“Há mais de dois meses que cobramos este momento, em manifestações e atos públicos em frente à DG, pelos jornais dos nossos sindicatos e nas edições do Nossa Voz. A diretoria jogou o pagamento para dentro da campanha, mas evidentemente que isso não vai, em hipótese alguma, desmobilizar a capacidade de luta dos banrisulenses na greve nacional a partir do dia 29, para arrancarmos conquistas”, ressalta o dirigente sindical.
Confira a resolução:
Resolução nº 44/61
A resolução estabelece o seguinte número de vagas para os diversos padrões dos quadros de carreira do banco e, das faixas salariais das funções diversas, a serem preenchidas com as promoções regulamentares:
Quadro A: 2390
Quadro B: 11
Funções diversas : 93 vagas
Quadro de Tecnologia da Informação: 174
Total: 2.668
A resolução determina à Unidade de Gestão de Pessoas a preparação e definição do processo regimental.
Matheus Afonso Bandeira
Presidente do Banrisul