Após entregar a minuta específica à direção do BRB, em 18 de agosto, o Sindicato dos Bancários de Brasília participou da primeira rodada de negociação com o banco na sexta-feira (27). No encontro, os diretores da instituição financeira tiraram dúvidas sobre a pauta dos bancários.
Depois de prestarem todos os esclarecimentos, os dirigentes sindicais reiteraram as reivindicações de o BRB seguir o patamar mínimo do que for acordado na mesa com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e de prorrogar o atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Em resposta ao Sindicato, a comissão de negociação disse não ver problema em cumprir o acordo da Fenaban. Porém, o assunto precisa ser apreciado pela diretoria colegiada do BRB nesta terça-feira (31), data em que a comissão informará aos representantes dos trabalhadores a posição do banco.
Nesta semana, o Sindicato e o BRB continuam as conversas para estabelecer um calendário de negociações entre as duas partes.
PLR
O Sindicato voltou a cobrar da direção do banco a antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para o próximo dia 1º de setembro, data do aniversário do banco. Os negociadores argumentaram que a antecipação pode ser feita, desde que a legislação sobre PLR não seja infringida.
“O pagamento não desobedece a lei porque a PLR foi paga em março passado”, insiste Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e funcionário do BRB.
Reuniões
Em consonância com a estratégia nacional da categoria, o Sindicato realizou, na quinta-feira (26), reunião com os bancários da agência Taguatinga Centro para debater os temas da campanha 2010.
Colegas de qualquer unidade que queiram uma reunião basta telefonar para o número 3262-9090.