Em negociação realizada com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na tarde desta sexta-feira, dia 13, em Porto Alegre, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e a Contraf-CUT reivindicaram o pagamento da antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), na folha do próximo dia 25 de novembro. Os dirigentes sindicais entregaram documento do Sindicato aos representantes do banco, enfatizando a importância de antecipar a PLR diante da recuperação dos resultados do banco.
O BRDE foi representado pelo novo superintendente de Infraestrutura (SUPIN), Mauro D´Avila, e o novo chefe do Departamento de Recursos Humanos (DERHU), João Sattamini.
O banco apresentou prejuízo no primeiro semestre, mas já retomou a sua trajetória de lucros em agosto e setembro, o que projeta um resultado positivo no final do exercício de 2009. Nos próximos dias, o banco deverá fechar o balancete de outubro, que deverá confirmar a tendência de recuperação.
Após ouvirem os bancários, os representantes do banco assumiram o compromisso de verificar a viabilidade técnica de atender a reivindicação das entidades sindicais. “Eles disseram que irão analisar a demanda, consultando os departamentos financeiro, operacional e recuperação de créditos, e depois irão submeter a proposta, dentro do menor prazo possível, à apreciação da diretoria do banco”, afirma o diretor do SindBancários e da Contraf-CUT, Paulo Stekel.
A regra básica da PLR, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2009/2010, estabelece antecipação de 54% do salário mais R$ 614 com teto de R$ 4.008. “Esperamos ter uma resposta positiva, como forma de valorizar o empenho e a dedicação dos funcionários para a recuperação dos resultados”, ressalta o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Também foi aberto o debate da pauta específica de reivindicações, entregue pelo SindBancários ao então diretor-presidente e hoje diretor administrativo do BRDE, Mário Bernd Neto, no dia 22 de setembro. Diante das recentes mudanças na chefia de Recursos Humanos, foi agendada uma nova rodada de negociação para o próximo dia 25 de novembro, às 14h30, em Porto Alegre, para discutir cada ponto da pauta específica.
“Esperamos que os representantes tragam respostas positivas, para que tenhamos avanços e conquistas para os trabalhadores”, salienta o diretor do SindBancários, Sérgio Teixeira.
Os dirigentes sindicais apontaram ainda o grande número de terceirizados no banco e solicitaram a realização de concurso público. Os representantes do BRDE informaram que a abertura de um processo seletivo já está em estudos no comitê de gestão.
Também participaram da negociação os delegados sindicais de Porto Alegre, Irene Kosciuk e Giovani dos Santos.