O Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora e Região (Sintraf Juiz de Fora) realizou na última sexta (22) a manifestação acorda BB no calçadão da Rua Halfeld. Este ato marcou o inicio da jornada de lutas bancários pela Campanha Nacional 2008.
A manifestação contou com a participação dos diretores do sindicato que distribuíram no calçadão panfletos explicativos da campanha salarial dos bancários. Ao longo da manhã o presidente do sindicato Marcos Louzada explicou para população a importância da categoria bancária, convocando-a para mais esta jornada de lutas, em especial os colegas do BB que pleiteiam um plano de cargos e salários semelhante ao da CEF e o retorno das substituições remuneradas, que acabaram ano passado por decisão unilateral da empresa. Marcos Louzada ressaltou ainda que nos 200 anos do BB, o banco deveria se preocupar mais em valorizar o seu maior patrimônio, os funcionários.
O dissídio dos bancários ocorre em 1° de setembro. As reivindicações foram entregues no dia 13 de agosto para Fenaban, representando os bancos privados, para o BB e a CEF. As principais reivindicações são:
Reajuste de 13,23% nos salários; um plano de cargos, comissões e salários unificado para os bancários; piso do bancário baseado no salário mínimo do Dieese (hoje estimado em R$ 2.074,00); participação nos lucros de parcela fixa de R$ 3.500,00 mais três salários brutos; reajustes diferenciados para os vales refeição e alimentação; além do fim das metas abusivas e novas conquistas para a categoria.
A primeira reunião entre os representantes dos empregados e banqueiros ocorre no dia 27/08/2008 em São Paulo.