Cartilha conta experiência de Redes de Agroecologia

Já está sendo distribuída a cartilha “Experiências em Agroecologia – Caminhos percorridos e perspectivas nas regiões da Mantiqueira-Mogiana e do Pontal do Paranapanema”.

A publicação, que tem o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e apoio do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região, detalha as atividades de implantação e troca de experiências entre os produtores das redes de agroecologia das duas regiões, entre 2005 e 2007.

“O Sindicato dos Bancários apóia iniciativas como esta, pois faz parte da luta pela melhoria das condições de vida no campo e nas cidades. Além de todos os municípios da base do Sindicato dos Bancários de Bancários de Bragança Paulista estarem na região abrangida pela Rede de Agroecologia Mantiqueira-Mogiana, há ainda o fato de nossa entidade incentivar projetos como o da Cooperativa de Produtores Rurais Entre Serras e Águas. Apoiar projetos voltados à promoção da vida e justiça social, na cidade ou no campo é ficar do lados trabalhadores. Isto é ser um Sindicato Cidadão, pois o bancário é um cidadão antes de qualquer coisa”, explica o diretor de imprensa do Sindicato, Marcel Barros.

A Rede de Agroecologia Mantiqueira-Mogiana é patrocinado pelo (MDA) e integra, além de produtores e consumidores, entidades como Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agorpecuária), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Apta Pólo Leste Paulista (Agência Paulista de Tecnologia e Negócios), Associação de Agricultura Orgânica (AAO), Associação de Agricultura Natural de Campinas (ANC), Associação de Mulheres Agroecológicas -Assentamento Vergel Mogi Mirim (AMC), Universidade de Campinas (Unicamp), Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), Centro Universitário Padre Anchieta, Centro de Pesquisa Mokiti Okada, Fórum Permanente Caxambu, Unipinhal, Cooperativa Central de Reforma Agrária do Estado de São Paulo, entre outras.

A cartilha é de autoria de Francisco Miguel Corralez, da Embrapa Meio Ambiente e o projeto gráfico de Alessandro Barros

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram