Bancários cobraram emprego decente com valorização e mais contratações
O atendimento na agência Centro do Itaú Unibanco, em Porto Velho, foi paralisado por uma hora na terça-feira (13). O motivo é a ausência de sistema de climatização dentro da unidade, pois há mais de dez dias que funcionários, clientes e usuários enfrentam um calor escaldante pela falta de arcondicionado no ambiente.
O caso foi denunciado pelo Sindicato dos Bancários de Rondônia no mesmo dia à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, requerendo uma atuação imediata naquela agência, a fim de dar um fim em mais este descaso do Itaú Unibanco com os seus trabalhadores e clientes.
“No momento em que damos início à Campanha Nacional, nos deparamos com situações vergonhosas como essa. Para um banco que, no ano passado, lucrou mais de R$ 13 bilhões e, somente nos primeiros seis meses de 2011, já lucrou mais de R$ 7 bilhões, é uma verdadeira obscenidade o que se pratica dentro das agências. Nesta, não temos sequer o sistema de ar condicionado para permitir um ambiente satisfatório para o trabalho dos bancários e o atendimento aos clientes e usuários”, denuncia José Pinheiro, presidente do Sindicato.
“O Itaú Unibanco, além de enriquecer cada vez mais, não contrata mais funcionários para melhorar o atendimento e agora quer abrir suas agências sem a porta giratória com detector de metais, ampliando o sentimento de insegurança de seus trabalhadores e clientes”, acrescenta José Toscano, secretário jurídico do Sindicato e funcionário do Itaú Unibanco.
Os dirigentes sindicais confirmam que essa manifestação foi apenas um sinal de que a campanha nacional de mobilização por melhores condições de trabalho já começou em todo o país, além de ser uma forma de protesto contra a postura intransigente dos banqueiros nas rodadas de negociações com o Comando Nacional, negando, entre outras reivindicações, a contratação de mais funcionários, a valorização salarial e a garantia de um emprego decente.