“Ensaboa, bancário, ensaboa!”: ao som de uma paródia do clássico do Cartola, o Sindicato dos Bancários de Niterói lançou a campanha salarial nesta sexta-feira, Dia do Bancário. Com faixas, cartazes, carro de som e uma bem-humorada encenação teatral, os bancários percorreram os bancos da Avenida Amaral Peixoto “lavando roupa suja dos bancos”.
Os sindicalistas denunciaram o assédio moral nas agências, a ganância dos bancos e a sobrecarga de trabalho. A categoria reivindica 10% de reajuste (5% de reposição da inflação mais 5% de aumento real), além de prevenção à nova gripe A nas agências, fim das filas e atendimento das 9h às 17h.
Categoria preparada para a greve
Ainda não há risco de greve nos bancos, mas os sindicalistas alertaram que a categoria já está fortemente mobilizada para possíveis paralisações, caso as reivindicações não sejam atendidas pelos banqueiros. Quinta-feira houve negociação, sobre emprego, e tudo que os bancários pediram foi negado pelos patrões. A próxima negociação será dia 2 de setembro, para tratar de salários.
A manifestação marcou o Dia do Bancário, 28 de agosto, e começou às 10h em frente à agência do Banco do Brasil, com distribuição de carta-aberta à população. Durante todo o protesto, foi distribuído bolo a funcionários e clientes das agências. Neste sábado, dia 29, o Sindicato fará uma festa de confraternização para os bancários na Sede Campestre da entidade, no Arsenal, São Gonçalo.
Este ano a campanha salarial foi lançada pelo Sindicato na Região dos Lagos, com paralisações de uma hora em todos os bancos.