Centena de demissões e de agências fechadas. Essa é a realidade do HSBC no Brasil, que obteve lucro recorde em 2008 (R$ 1,35 bilhão) e agora promove redução em massa no seu quadro de funcionários. Em Juiz de Fora, a agência Halfeld será fechada, e seis dos 15 funcionários já foram demitidos, além de um funcionário da agência Rio Branco.
O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e do Sul de Minas (Sintraf JF) realizou manifestação na manhã dessa sexta-feira (19), na porta das agências do banco na cidade. Devido ao Interdito Proibitório imposto pelo HSBC, o Sintraf JF não pôde fechar a agência Halfeld, nem colocar faixas na fachada do banco. O protesto foi feito através de panfletagem aos clientes e à população.
O Sintraf JF já está trabalhando na esfera jurídica para tentar reverter as sete demissões ocorridas, e busca soluções em um encontro com a Delegacia Regional do Trabalho.
Mais manifestações deverão ocorrer, inclusive com a possibilidade de fechamento da agência, caso o Sintraf consiga derrubar na justiça o Interdito Proibitório.