Esta sexta-feira, 27, é o último dia da eleição para os Comitês de Ética no Banco do Brasil, conquista da Campanha Nacional do ano passado que tem por objetivo combater o assédio moral nos locais de trabalho. A votação está sendo realizada pelo Sisbb.
O Comitê de Ética de cada Estado terá a participação de dois representantes eleitos pelos trabalhadores do BB – um titular e um suplente. As inscrições dos candidatos foram feitas até o dia 12 de agosto.
“É importante que todos os bancários participem da votação, elegendo os candidatos indicados pelos sindicatos, para que possamos consolidar esse instrumento que vai nos ajudar a combater o assédio moral e as metas abusivas”, convoca Eduardo Araújo, diretor do Sindicato de Brasília e coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
A pesquisa nacional encomendada pela Contraf-CUT e as consultas realizadas pelos sindicatos, que serviram de subsídio para a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, mostraram que oito em cada dez bancários apontaram as metas abusivas e o assédio moral como os principais problemas enfrentados pela categoria hoje nos locais de trabalho.
“Os Comitês de Ética, que terão o objetivo de julgar os casos de assédio moral no Banco do Brasil, representam um instrumento importante para combater essa prática indiscriminada nos locais de trabalho”, afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT.