Livro foca terceirização e adoecimento de trabalhadores em call centers

O livro “Do outro Lado da Linha: Poder Judiciário, Regulação e Adoecimento dos Trabalhadores em Call Centers”, será lançado no próximo dia 30, no Carpe Diem (104 Sul), em Brasília. A autora é Renata Queiroz Dutra, mestra em Direito do Trabalho.

A publicação é resultado da dissertação de mestrado defendida por ela perante o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB) e trata dos avanços e recuos da regulação judicial do trabalho em call centers.

“Estudei especificamente os call centers do setor de telecomunicações, e foi possível observar, conjuntamente, a discussão sobre a terceirização e sobre o adoecimento desses trabalhadores, como duas faces da mesma moeda: a precarização”, destaca a autora.

Mais de 2 milhões de teleoperadores, em todo Brasil, sofrem com baixos salários, pressão constante e adoecimento precoce decorrente da precarização no setor.

Para Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, “o lançamento ocorre em momento oportuno, pois o livro mostra o impacto do processo da terceirização, focando o adoecimento de trabalhadores nos call centers, o que ajuda, e muito, no debate para barrar os projetos que liberam a terceirização na Câmara e no Senado, bem como na discussão das ações com repercussão geral no Supremo Tribunal Federal (STF)”.

O livro

Ao voltar o olhar para as precárias condições de trabalho das operadoras de telemarketing, confronta-se o avançado horizonte de proteção ao trabalho representado pela Constituição de 1988 com os discursos e as estratégias cada vez mais vorazes de exploração do trabalho humano pelo capital.

A obra se propõe a desnudar as contradições e as potencialidades do Direito do Trabalho à luz da práxis de suas instituições de regulação.

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