A direção do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte enviou carta ao Unibanco cobrando resoluções para os inúmeros problemas constatados nas agências da cidade. A falta de segurança, as precárias condições de trabalho e atendimento estão deixando irritados funcionários e os clientes.
O cenário nas agências é caótico. Enquanto os trabalhadores sobrecarregados são alvos constantes de reclamações, os clientes por sua vez, são obrigados a esperar horas nas filas para serem atendidos.
Além disso, ainda há a falta de portas giratórias que coloca em risco a vida das pessoas. A péssima administração das agências poderia ter se transformado em tragédia quando um cliente armado discutiu com clientes e funcionários devido à demora no atendimento. “Essas e outras situações poderiam ser evitadas com o uso das portas giratórias e a quantidade adequada de trabalhadores para o atendimento”, afirma Kennedy Santos, diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região (Seeb/BH).
Leia abaixo a íntegra da carta enviada ao RH do Unibanco
AO
UNIBANCO SA
RH-RELAÇÕES DO TRABALHO
ATT. THAISE VICENTE
Estivemos em visita à Ag. Av. Pedro II (BH-Região 16), para esclarecimentos sobre ocorrência (13/05/09) , cujo cliente – um policial civil, entrou armado naquela agência e colocou-se em conflito/discussão devido à fila de atendimento dos caixas, chegando a mostrar sua arma por várias vezes aos vigilantes, funcionários e clientes, e segundo denúncias, ameaçando sacá-la. Todos no local ficaram com sentimentos de intimidação, ameaçados e abalados com aquela situação de perigo.
Não é a primeira vez que solicitamos o aumento do quadro daquela agência e em todas as nossas visitas, constatamos um grande fluxo de pessoas em pé na fila, que aumenta ainda mais nos dias de pagamentos a aposentados.
Outra pendência, que poderia ter evitado esta situação de risco citada acima é a falta da porta giratória para detectar metais (armas), e que o Unibanco até a presente não marcou a data de instalação, sujeitando os funcionários e clientes à ameaças conforme relatado e aos riscos de assaltos.
E para piorar ainda mais, o teto daquela agência está cedendo, já apresentando um grande buraco e que pode desabar sobre os caixas, causando-lhes danos físicos e morais. A informação dada é que a área de manutenção está aguardando chover para consertar. Enquanto isto os funcionários ficam sob os riscos.
Favor contatar a Direção-16 do Unibanco para que tomem todas as providências necessárias o mais rápido, visto que as metas são urgentes e as condições de trabalho e segurança estão ficando em segundo plano.
Atenciosamente.
Kennedy Santos / Ramon Peres
Direção Sindical Unibanco – Seeb/BH e Região