Mais de 100 funcionários do Banco do Brasil, diretores do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (Seeb Rio) e delegados sindicais participaram, na última segunda-feira 14, de um protesto contra a possível extinção da Controladoria Geral (Coger), do Sedan, no Rio.
O funcionalismo denuncia que a direção do banco pretende transferir o setor para Brasília. A manifestação fez parte da Jornada Internacional de Lutas, que mobiliza bancários em toda a América Latina.
“A transferência do setor para Brasília resultaria na retirada de cerca de 50 postos de trabalho no Rio de Janeiro e causaria tensão entre os trabalhadores. Não aceitamos esse esvaziamento no Sedan”, disse o diretor do Sindicato Naide Ribeiro.
PCCS em debate
Os delegados sindicais do BB se reuniram na segunda-feira (14), na Federação dos Bancários RJ/ES, para iniciar o debate sobre as propostas para o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que serão defendidas pelos representantes do funcionalismo nas negociações com a direção do banco.
Foi discutido também estratégias de mobilização e a criação de canais democráticos de participação dos funcionários no processo de consolidação das propostas dos trabalhadores, que serão encaminhadas para a Plenária Nacional de dirigentes sindicais, que acontece nesta terça-feira, dia 15, em São Paulo.