O Sindicato dos Bancários de Brasília realizará nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, um ciclo de palestras abordando os temas da Campanha Nacional dos Bancários de 2010. A atividade é aberta ao público e acontecerá na sede da entidade, na EQS 314/315, a partir das 19h.
Entre os palestrantes, estão Roberto Von Der Osten, secretário de Finanças da Contraf-CUT, e Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Confederação, além de outros especialistas do movimento sindical e profissionais renomados das áreas de economia e direito.
No primeiro dia (quinta-feira), será abordado o tema Sistema Financeiro nacional, contextualizado em sua relação com a economia brasileira e mundial e suas implicações sociais. As palestras serão mediadas por André Nepomuceno, secretário geral do Sindicato. Entre os palestrantes, está o professor José Luís Oreiro, pesquisador da área de macroeconomia da UnB.
O objetivo da atividade é fomentar o debate sobre as questões abordadas pela Campanha Nacional, tanto dentro da categoria bancária quanto da sociedade em geral. “Acreditamos que muitos desses assuntos são da maior importância para o todo da sociedade. Discuti-los aprofundadamente é essencial, ainda mais num momento como este, no qual está em curso uma disputa de projetos para o futuro do nosso país”, ressalta André Nepomuceno.
No segundo dia (sexta-feira), as palestras abordarão temas como Remuneração, Emprego e Previdência, Saúde, Segurança e Condições de Trabalho. A mediação será conduzida pelo presidente do Sindicato, Rodrigo Britto. Entre outras, haverá a palestra de Luís Paulo Vilafañe Gomes Santos, procurador substituto da Procuradoria Regional do Trabalho.
“Para realizar uma campanha efetiva, é fundamental que as nossas pautas encontrem eco na sociedade, que sejam do conhecimento da população em geral. Entretanto, para que esse esforço renda frutos, é preciso que os próprios bancários tenham clareza sobre a situação na qual estão inseridos. Acreditamos que essa é uma ocasião privilegiada para esse esclarecimento”, ilustra Rodrigo Britto.
A Federação Brasileira dos Bancos – Febraban – foi convidada a participar, mas não respondeu.
Programação
Quinta (dia 15)
Sistema Financeiro Nacional
Miguel Pereira – Secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT
Paulo de Tarso Galarça Calovi – Presidente Regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Banco Central (Sinal/DF)
José Luis Oreiro – Doutor em economia pela UFRJ e professor da área de macroeconomia da UnB
Maria Elisa Novais – Gerente Jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Sexta (dia 16)
Remuneração, Emprego, Saúde, Segurança e
Condições de Trabalho
Sérgio Mendonça – Diretor Técnico da Seção Nacional do Dieese
Roberto Von Der Osten – Secretário de Finanças da Contraf-CUT
Luís Paulo Villafañe Gomes Santos – Procurador Substituto da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT – 10ª região)
José Boaventura Santos – Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV)